Receita de feijoada tradicional

Feijoada é um prato integrado à cultura brasileira e não é apenas uma refeição, é também um evento para compartilhar com a família e amigos.

A palavra feijoada vem da palavra feijão, que é um ensopado de feijão preto que é fabricado com uma variedade de produtos de carne de porco e de vaca salgados e defumados.

A receita de feijoada tradicional inclui cortes “mais baratos”, como orelhas de porco, pés e rabos e língua de boi. Ela é servida com arroz, couve refogada, fatias de laranja e farofa. 

Também é possível servir algum tipo de salada que combina com feijoada.

Normalmente, a feijoada é cozida com feijão preto, embora isso possa variar de um estado para outro. No Rio de Janeiro e em Minas Gerais, a feijoada é quase sempre cozida com feijão preto, enquanto na Bahia, os feijões marrons são preferidos.

Ingredientes – 1 rabo suíno – 1 orelha suína – 300g de costela suína – 300g de lombo suíno – 300g de acém bovino – 500g de feijão-preto – 3 folhas de louro – 2 colheres (sopa) de óleo – Linguiça calabresa – 300g de bacon – 2 dentes de alho picados – Sal e pimenta

Instruções – Primeiramente, em uma panela e em fogo médio, adicione o óleo. Quando o óleo estiver quente, adicione a cebola, o alho, o bacon e a calabresa. – Em seguida, esmague as folhas de louro e adicione à panela. – Tempere com sal e pimenta. Refogue por 5 minutos.

I – Em uma panela de pressão, coloque o rabo e a orelha, a costela, o lombo, o acém, o feijão e – Cozinhe por 20 minutos em fogo baixo. – Transfira para a panela de pressão o refogado feito com bacon, calabresa e alho, e cubra com mais água, tampe e cozinhe por 20 minutos depois de iniciada a pressão. – Adicione água conforme necessário para manter os grãos cobertos. – E por fim, adicione sal e pimenta, se necessário.